|

Pós-humanos e sonhos ciborgues de + seres nos Andes

“Pós-humanas e sonhos ciborgues de + seres nos Andes” é um ensaio visual iniciado em 2023 no departamento de La Paz, Bolívia, com base em seus povos do altiplano e na cidade de El Alto. Essas imagens representam corpos e conhecimentos de mulheres locais que, juntamente com entidades não humanas, como plantas, animais e paisagens, evocam práticas ancestrais próprias da ritualidade andina e emulam sua relação com a tecnologia.

Os espaços reais e imaginários são recontextualizados através do uso de iluminação RGB e LED, que geram atmosferas híbridas nas quais os corpos dos protagonistas se transformam através da simulação de artefatos. O jogo de temporalidades busca estabelecer a ficção científica no próprio território. Assim, a ritualidade se materializa e se estende em um contexto de globalização acelerada entre cibernética e tecnologia, que transforma constantemente a paisagem cultural local.

Este projeto surge de uma conceituação autoral e se torna um ato performático coletivo com uma metodologia situada, autogerenciada e colaborativa, onde as fronteiras entre o urbano e o rural se dissolvem, os locais foram determinados em diálogo com as próprias participantes: terraços, vilarejos de origem familiar e paisagens íntimas.